A USA Rice Federation, que representa os produtores de arroz norte-americanos, elaborou um plano para a eliminação da variedade transgénica LL601 da colheita, num esforço de recuperação das exportações para a União Europeia.
Há poucos meses atrás, as autoridades europeias detectaram a presença do arroz LL601 em produtos comprados aos Estados Unidos, sendo que a variedade não está autorizada no mercado comunitário.
A União Europeia impôs, por isso, algumas condições aos Estados Unidos no sentido de garantir que o arroz comprado se encontra dentro dos parâmetros permitidos.
Contudo, nenhum dos encontros entre a União Europeia e os Estados Unidos resultaram em acordo nesta matéria, pelo que os produtores de arroz norte-americanos decidiram agir por conta própria.
O arroz LL601 foi produzido pela empresa Bayer e, embora não tivesse sido autorizado para comercialização sequer nos Estados Unidos, esta variedade contaminou uma parte significativa da produção norte-americana.
As autoridades dos Estados Unidos acabaram por autorizar, em Novembro passado, a comercialização do LL601.
Ainda assim, a USA Rice Federation continua a deparar-se com dificuldades nas exportações para a União Europeia, pelo que tem apelado às autoridades norte-americanas para que sejam tomadas várias medidas que assegurem a eliminação do arroz transgénico da colheita do próximo ano.
Fonte: Confagri