20 de Julho de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
OGM | Cientistas transformam resíduos de plástico em aroma de baunilha com recurso a bactérias modificadas
2025-07-07

Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, encontrou uma nova forma de combater o crescente problema da poluição por plástico: transformar resíduos plásticos em vanilina, o composto químico que dá à baunilha o seu aroma e sabor característicos. O estudo foi publicado na revista científica Green Chemistry e destaca o potencial da biotecnologia para dar uma nova vida aos plásticos descartados.

Para alcançar este feito, os investigadores recorreram à engenharia genética, modificando a bactéria Escherichia coli, comummente utilizada em laboratório, para converter ácido tereftálico — um subproduto resultante da degradação do plástico PET (polietileno tereftalato) — em vanilina, através de um conjunto de reações bioquímicas.

A equipa demonstrou o processo ao aplicar as bactérias geneticamente modificadas a garrafas de plástico já degradadas, conseguindo assim transformá-las em vanilina. Segundo a investigadora principal do estudo, Joanna Sadler, esta é a primeira vez que se utiliza um sistema biológico para valorizar resíduos plásticos, transformando-os num produto de elevado valor comercial.

Leia o artigo completo aqui.

Fonte: CIB

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt