A equipa vencedora da competição nacional realizada no dia 9 de julho, no Centro de Congressos da Alfandega do Porto, vai participar na competição ECOTROPHELIA EUROPE, que se realiza num dos maiores certames mundiais do setor agroalimentar, a feira ANUGA, em Colónia (Alemanha), nos dias 7 e 8 de outubro
Desenvolver produtos que contribuam para a redução do desperdício alimentar, que promovam a economia circular, e que sejam ecoinovadores e sustentáveis, é o desafio do Prémio ECOTROPHELIA PORTUGAL. Esta iniciativa convida, ano após ano, estudantes universitários de todo o País a apresentarem os alimentos do futuro e pretende estimular o empreendedorismo jovem no setor agroalimentar. A edição de 2025 do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, promovido pela PortugalFoods, distinguiu, entre os oito projetos finalistas, um produto desenvolvido a pensar nas crianças: o Snack-aTummy. Trata-se de um duo inovador que combina palitos produzidos a partir do bagaço de maçã vermelha de Alcobaça (IGP) com uma composição de leite fermentado, desenvolvido por uma equipa de duas estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
“Para chegarmos a esta solução para o bem-estar infantil pegamos em subprodutos que iam para o lixo e demos uma nova vida. Conjugamos o aproveitamento de produtos locais e nutritivos, mas subvalorizados, e, com o apoio da ciência e com inovação, adicionámos os três P’s da saúde digestiva – os pré-bióticos, os próbióticos tindalizados e pós-bióticos – que talvez sejam a componente mais disruptiva e mais desconhecida, mas que apresenta benefícios para o consumidor”, destacam as vencedoras do projeto, Inês Soares e Rita Vedor.
Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Agronegócios