A Comissão Europeia solicitou a avaliação da EFSA após autoridades alemãs levantarem preocupações sobre produtos de sementes de erva-doce destinados a bebês.
As preparações de sementes de erva-doce contêm estragol, um composto natural que é genotóxico (pode causar danos no DNA) e cancerígeno.
A EFSA fez a revisão das evidências científicas disponíveis sobre preparações de sementes de erva-doce doce e amarga, que são frequentemente usadas em infusões e outros produtos alimentícios, como misturas de especiarias e suplementos.
Os cientistas da EFSA não conseguiram estabelecer um nível seguro de exposição para estragol com base nos dados disponíveis, concluindo que o consumo de preparações de sementes de erva-doce pode representar um risco à saúde, especialmente para grupos vulneráveis, como bebés, crianças pequenas e ou quando consumidos por mulheres grávidas ou lactantes.
Preparações nas quais o estragol foi removido pelos fabricantes durante o processo de produção ou é indetectável não são consideradas como representando um risco à saúde.
A EFSA convida as partes interessadas, pesquisadores e membros do público a fornecer feedback sobre o rascunho do parecer, disponível para consulta até 17 de setembro de 2025.
Saiba mais aqui.
Fonte: EFSA