Cientistas americanos descobriram uma nova arma contra os germes: o forno de microondas. De acordo com investigadores dos Estados Unidos, colocar esponjas de lavar a louça por dois minutos dentro do forno de microondas pode matar 99 por cento dos microrganismos.
O estudo, publicado no ‘Journal of Environmental Health’, revela que o calor, e não a radiação, é responsável pela esterilização de esponjas, frequentes fontes de microrganismos causadores de intoxicação alimentar, já que os vírus e bactérias provenientes de ovos, carne e vegetais crus propagam-se em condições de humidade.
Estima-se que uma esponja de cozinha possa conter dez mil bactérias, inclusive E. coli e salmonella, em pouco mais de dois centímetros quadrados.
A equipa de Gabriel Bitton, um perito em engenharia ambiental da Universidade da Florida, contaminou esponjas em água suja que continha bactéria fecal, vírus, parasitas e esporos de bactérias, colocando em seguida o material contaminado num microondas durante períodos de tempo diferentes.
De acordo com os investigadores, depois de dois minutos com potência total, 99 por cento das bactérias haviam sido mortas, tendo a bactéria E. coli sido morta depois de apenas 30 segundos.
Ainda segundo os cientistas, esporos de Bacillus cereus – são associados a vegetais e alimentos com contacto com o solo e são normalmente muito resistentes a radiação, calor e substâncias químicas tóxicas – foram completamente erradicados depois de quatro minutos dentro do microondas.
Fonte: Cienciapt.net