Taiwan afirma ter desenvolvido uma vacina contra a gripe das aves e que está prestes a reunir todas as condições para a produzir.
Mas já foram detectados animais contaminados em Taiwan, provenientes da vizinha China, ao longo de 2005.
Ao longo de 17 meses de investigação uma equipa do instituto Nacional de Investigação, liderada por Pele Chong trabalhou na vacina contra o vírus H5N1, com um forte argumento contra o trabalho, uma vez que a ilha nunca conheceu nenhum caso de contaminação por H5N1 em humanos, até ao momento.
As autoridades de Taiwan afirmam que, nesta fase do processo de desenvolvimento da vacina, se houvesse um surto de H5N1, já poderiam aplicar a nova vacina, confirmando que tem já capacidade de produção para pequenas quantidades.
Até ao fim do ano o país conta começar a montar uma pequena linha de produção desta vacina e iniciar medidas de prevenção entre produtores de aves e entre o pessoal médico.
Taiwan é, juntamente com Singapura, China e Índia, um dos países mais empenhados no desenvolvimento de uma vacina contra a gripe das aves, a par com as grandes farmacêuticas mundiais.
Fonte: Destakes