As autoridades japonesas confirmaram um novo foco de gripe as aves, o terceiro desde o início do mês.
O foco localiza-se em Takahashi, na prefeitura de Okayama, oeste do Japão, onde 40 frangos foram encontrados mortos desde sexta-feira.
O aviário contaminado abriga 12.000 frangos.
Como habitualmente, o laboratório indicou que o foco foi causado por um agente do tipo H5, mas ainda não explicou se o vírus descoberto é o H5N1 ou o H5N2 menos perigoso.
A confirmação da estirpe do vírus será conhecida dentro de dias.
O ministério da Agricultura japonês confirmou este fim-de-semana que os dois focos de gripe das aves recentemente descobertos na prefeitura de Miyazaki, no sul do país, se devem ao vírus mortal H5N1.
Cerca de 1.300 frangos foram encontrados mortos na semana passada num aviário da cidade de Hyuga, a norte da prefeitura de Miyazaki.
O aviário contaminado foi colocado sob quarentena num raio de 10 quilómetros e os seus 52.000 frangos devem ser abatidos.
Um foco do vírus H5N1, o primeiro no Japão desde 2004, foi descoberto a 10 de Janeiro na região, mas não no mesmo local.
Cerca de 3.900 frangos sucumbiram à doença e as 8.100 aves que sobreviveram foram abatidas.
O Japão não detectou qualquer morte humana devido à gripe das aves.
Desde Dezembro de 2003, o vírus H5N1 fez mais de 150 mortos em todo o Mundo.
O recente regresso do vírus H5N1 à Ásia está a preocupar os peritos que temem um ressurgimento mundial da epizootia, a qual chegou em 2006 ao Médio Oriente, à Europa e a África.
l
Fonte: Diário Digital