Sessenta trabalhadores da criação de Inglaterra onde foi detectada a presença do vírus H5N1 da gripe das aves, estão a ser medicados por "precaução", já que o risco de transmissão ao homem é "ínfimo", anunciou o Governo português.
A secretaria de Estado das Comunidades portuguesas tem estado em contacto com as autoridades inglesas devido à confirmação da presença do vírus H5N1 numa criação de perus em Holton, perto de Lowestoft, no Suffolk.
"Foi detectado um vírus nas aves que, segundo as autoridades inglesas, tem uma possibilidade de infectar os seres humanos ínfima", disse uma fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, António Braga.
As autoridades inglesas informaram também o Governo português de que há 60 trabalhadores, cujas nacionalidades ainda se desconhecem, que estiveram em contacto com as aves e que estão a ser tratados com medicamentos anti-virais como medida de precaução, adiantou.
A mesma fonte acrescentou que a criação pertence a uma empresa internacional, que está sedeada em Inglaterra e que emprega, além de cidadãos ingleses, polacos, romenos e portugueses.
Um responsável sindical da região inglesa revelou trabalham no complexo aviário quase mil trabalhadores portugueses.
Adriano Guedes, o responsável sindical que representa os trabalhadores portugueses na região, adiantou que há milhares de portugueses nesta área, mas na exploração em questão o número ultrapassa ligeiramente os 900.
A fonte da secretaria de Estado das Comunidades não confirmou esta informação, afirmando que ainda não dispõe de "números concretos".
O abate de 159.000 perus da criação deverá demorar cerca de dois dias, segundo o porta-voz do ministério do Ambiente inglês.
Além de uma zona de protecção estrita de três quilómetros de raio em redor da criação, as autoridades veterinárias estenderam, sábado à noite a zona de vigilância a um território de cerca de 2.000 quilómetros, onde a circulação é reduzida e as aves de capoeira e as selvagens deverão ser isoladas.
Os serviços veterinários britânicos foram alertados quinta-feira à noite após a morte suspeita de mais de 2.600 perus nesta unidade de criação.
É a segunda vez em menos de um ano que a Grã-Bretanha é atingida pela gripe das aves. Em Abril do ano passado, 30 mil aves foram mortas após o vírus ter sido detectado em frangos em Norfolk (sul), mas dessa vez não se tratava do vírus H5N1.
Fonte: Agroportal