27 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
França reforça a vigilância e protecção das aves da capoeira
2007-02-06

 

A França reforçou as medidas de vigilância e protecção das aves de capoeira face ao vírus H5N1, de regresso à Europa, para prevenir novos casos da gripe das aves no país, anunciou o Ministério da Agricultura.

Esta decisão, recomendada pela Agência de Segurança Alimentar francesa (AFSSA), será oficializada por decreto.

A AFSSA defendeu o aumento das medidas de vigilância fazendo passar o nível de risco «insignificante 2» ao nível de risco «fraco».

A grelha de avaliação dos níveis para as medidas de vigilância e de protecção das aves domésticas comporta seis níveis: insignificante 1, insignificante 2, fraco, moderado, alto e muito alto.

O primeiro-ministro, Dominique de Villepin, reúne terça-feira os ministros ligados a esta área para «definir o dispositivo a aplicar nos próximos dias», acrescentou o Ministério da Agricultura.

O Ministério da Agricultura lembrou que «medidas de vigilância da fauna selvagem e de animais de criação estão a ser aplicadas com carácter permanente e não revelaram a presença do vírus H5N1 no território da França em 2007».

As medidas adoptadas pelo Governo francês serão pormenorizadas terça-feira.

As autoridades britânicas anunciaram sábado a descoberta do vírus H5N1, a estirpe mais letal do vírus da gripe das aves, numa criação de perus do Suffolk, no sudeste do Reino Unido.

O ministro da Agricultura francês, Dominique Bussereau, considerou «preocupante» o «regresso» da gripe das aves, «em solo da União Europeia».

Por seu lado, a Federação das Indústrias Avícolas (FIA) pediu a reactivação da célula de crise, para se preparar para o eventual aparecimento em França de casos de gripe das aves.

l



Fonte: Diário Digital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.