A Comissão Europeia irá realizar novos estudos técnicos com o objectivo de comprovar as possibilidades que existam de criar um logótipo para os alimentos de qualidade da União Europeia, se bem que tal não seja uma ideia "fácil", considerou a comissária europeia da Agricultura, Mariann Fischer Boel.
Representantes da Comissão Europeia debateram durante dois dias com associações de produtores, comerciantes e consumidores sobre a ideia de estabelecer esse tipo de rotulagem, com o fim de promover melhor os "elevados standards " de qualidade dos produtos da União Europeia, durante uma conferência realizada em Bruxelas.
A comissária explicou, em conferência de imprensa, que é necessário realizar "mais discussões e investigações científicas" para comprovar se de facto é possível colocar em marcha esse "logo".
Indicou que no seio do sector agro-alimentar há muito cepticismo sobre um logótipo europeu e mesmo algumas "resistências" especialmente procedentes dos operadores alimentares que pertencem a Denominação de Origem ou a Indicações Geográficas Protegidas (IGP), porque temem interferências do novo logótipo.
Por esse motivo, acrescentou que investigará especialmente "como funcionaria esse rótulo, com que standards se aplicaria e como poderia ajustar-se aos sistemas que existem actualmente para a certificação dos alimentos".
Fonte: Anil