A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou sexta-feira apreensão de nove toneladas de mercadorias numa operação de controlo de veículos que transportavam produtos alimentares, efectuada na região de Lisboa.
O presidente da ASAE, António Nunes, disse que operação tinha como objectivo controlar a distribuição de produtos alimentares, tendo sido fiscalizadas 1.500 toneladas de mercadorias.
António Nunes afirmou que a acção, com o nome de código de "Operação Circular", contou com a participação de 80 inspectores da ASAE em 13 postos fixos e três móveis, e com a participação da PSP na cidade de Lisboa e da GNR fora da capital.
Na operação foram apreendidos produtos que não obedeciam aos requisitos legais em matéria de higiene, embalagens e condições de transporte.
Entre os produtos apreendidos constam quatro toneladas de pescado, pão, bolos, iogurtes e leite, indicou o responsável da ASAE.
António Nunes referiu ainda que a ASAE alcançou os objectivos inicialmente definidos: "Estarmos no terreno e garantirmos a qualidade dos produtos transportados", os quais devem chegar em boas condições ao mercado.
A operação resultou na apreensão de nove toneladas de mercadorias, uma pessoa foi detida, e foram instaurados 28 processos de contra-ordenação.
Uma pequena parte, cerca de 100 quilogramas de produtos apreendidos pela ASAE, vai ser entregue ao Banco Alimentar.
Fonte: Confagri