A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou no sábado seis restaurantes no Freeport, em Alcochete, notificou outros dez e apreendeu 860 quilos de géneros alimentares.
Manuel Lage, da ASAE, recordou que os seis restaurantes encerrados haviam já sido alvo de uma primeira inspecção, onde foram notificados de que teriam de se licenciar em 30 dias, caso contrário teriam de fechar as portas.
Terminado o prazo nesta última semana, o organismo regressou ao Freeport, tendo-os encerrado dado não possuírem a respectiva licença.
A ASAE notificou outros 10 restaurantes que se encontram igualmente sem as autorizações necessárias e até domingo irá ainda inspeccionar os restantes cinco existentes naquele que é o maior outlet da Europa.
Manuel Lage adiantou que os 860 quilos de géneros alimentares, avaliados em 5.550 euros, foram apreendidos devido a irregularidades diversas, como congelação indevida, falta de rotulagem, deficientes condições higio-sanitárias e falta de HACCP, ou sistema de auto-controlo e de análise de pontos críticos na linha alimentar.
Na sequência da detecção destas irregularidades, a ASAE instaurou 11 processos de contra-ordenação.
Fonte: Diário Digital