27 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Comissão Europeia satisfeita com medidas de segurança em Portugal
2007-02-26

O Comissário Europeu da Saúde, Markos Kyprianou , afirmou no Bombarral que Portugal está a "cumprir os prazos" na implementação das medidas preventivas da gripe das aves, mostrando-se satisfeito com as soluções encontradas.

O comissário mostrou-se satisfeito com a resposta do Governo português na aplicação das medidas de segurança do sector, elogiando em particular o trabalho feito pela empresa que visitou, a sociedade Quinta da Freiria, considerando-a um dos "bons exemplos da União Europeia".

"Portugal está a cumprir os prazos", declarou o comissário, salientando que estão a ser postas em prática as "medidas preventivas" necessárias para impedir a propagação da doença, explicou Markos Kyprianou.

Já o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Jaime Silva, sustentou que as medidas de segurança contra a gripe das aves adoptadas em Portugal são suficientes para prevenir casos em Portugal.

"Os portugueses podem estar tranquilos", até porque foram implementadas "medidas de bio-segurança" muito apertadas que previnem contaminações com o vírus H5N1, afirmou o ministro, que acompanhou o Comissário Europeu da Saúde, Markos Kyprianou, na visita a uma exploração avícola.

Durante o Verão, o Governo poderá condicionar o comércio de aves em feiras, como sucedeu no passado, mas "tudo vai depender dos fluxos migratórios" e do aconselhamento dos peritos científicos.

"A política sanitária europeia está a ser implementada" em Portugal, acrescentou o ministro Jaime Silva, que comentou também o caso de contaminação de uma exploração de perus no Reino Unido.

"Não há certezas científicas", salientou Jaime Silva, recordando que a estirpe detectada na Inglaterra é semelhante à já encontrada na Hungria e não há registos de "fluxos migratórios" entre os dois países.

"Não está totalmente esclarecido como é que a doença chegou ao Reino Un ido", afirmou o ministro.

Na visita do comissário europeu, o Governo tem procurado preparar a presidência portuguesa da União Europeia que, na área da agricultura, prevê matérias como a rotulagem dos alimentos para animais ou a simplificação da legislação comunitária, explicou Jaime Silva que disse já ter falado com Markos Kyprianou sobre o programa Simplex.

"Bruxelas também precisa de um Simplex", reconheceu o ministro, considerando que o programa para desburocratizar as instituições comunitárias "não vai tão longe" como os objectivos do Governo português.

Manuel Chaveiro Soares, administrador da Sociedade Agrícola Quinta da Freiria, explicou que as medidas de de bio-segurança são muito apertadas, acima até das imposições legais para o sector.

Por semana, saem das incubadoras 1,75 milhões de pintos que são depois vendidos a outros produtores ou enviados para outras unidades do grupo Valouro.

O acesso aos pavilhões avícolas é condicionado, os operários mudam de roupa e tomam banho e os veículos são desinfectados para prevenir qualquer tipo de contaminação, entre outras medidas que o grupo Valouro introduziu, tendo obtido já uma certificação de qualidade, com auditorias semestrais.

Por ano, o grupo tem um volume de negócios na ordem dos 27 milhões de euros, cinco milhões dos quais que resultam da exportação para Espanha e Médio Oriente.

Presente na visita, o director-geral de Veterinária, Carlos Pinheiro, garantiu que os cuidados sanitários em Portugal para prevenir a gripe das aves tão totalmente implementados de acordo com as directivas comunitárias e já existe um plano de contingência caso sejam detectados casos em Portugal.

Nesse plano, está previsto um gabinete de crise que irá articular a resposta transversal do Governo, em articulação com as autoridades, forças de segurança, autarquias e estruturas sanitárias locais.

Por outro lado, há uma "ligação permanente às autoridades sanitárias dos outros países" europeus para prevenir eventuais casos, salientou Carlos Pinheiro, que, no entanto, se mostrou preocupado com os "impactos económicos na diminuição do consumo" de aves, que prejudicam os produtores.



Fonte: Agroportal

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.