Foram apreendidas mais de 16 toneladas de produtos alimentares provenientes da China que revelavam "notória falta de higiene". A apreensão foi feita na Alfândega Marítima do porto de Lisboa.
"As mercadorias apreendidas estavam acondicionadas num contentor" e tinham como destino a introdução no mercado alimentar europeu, refere a Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos (DGAIEC) em comunicado.
Segundo a DGAIEC, "a introdução da mercadoria iria ser feita através de falsas declarações quanto à qualidade, para além de não ser apresentada a adequada documentação de certificação".
Entre a mercadoria apreendida encontravam-se aves de capoeiras originárias da China, cuja importação é proibida no âmbito das medidas de prevenção face à gripe das aves (5764 quilos de carne de pato cru, 3310 quilos de galinha crua e 2380 quilos de pele de ganso).
Para além destes alimentos, foram também apreendidos 4681 quilos de produtos sem certificação sanitária, nomeadamente camarão, enguias, ameijoas, preparações de carnes, preparações de peixe a amendoim.
Segundo a DGAIEC, por se tratar de produtos alimentares, a sua importação constituiria uma ameaça à saúde pública.
Fonte: Publico