27 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Agricultora chinesa em estado grave
2007-03-02

Uma agricultora da província chinesa de Fujian, no sudeste do país, encontra-se em estado grave após ter contraído o H5N1, a estirpe mais perigosa do vírus da gripe das aves, anunciaram hoje as autoridades de saúde chinesas.

A agricultora, de 44 anos e apelido Li, é a primeira vítima humana chinesa do H5N1 em cerca de dois meses, segundo um comunicado publicado na página do Ministério da Saúde da China na Internet.

As autoridades confirmaram quarta-feira a infecção pelo vírus, depois de Li ter começado a tossir 10 dias após ter tido contactos com aves de capoeira, indica o ministério.

A 10 de Janeiro, as autoridades chinesas diagnosticaram a doença num agricultor de 37 anos na província de Anhui, também no sudeste do país.

A agência noticiosa oficial chinesa Nova China informou entretanto que Li se encontra em estado grave.

O Ministério da Saúde afirma no comunicado que as autoridades locais estão a seguir de perto a situação, sujeitando a exames todas as pessoas que estiveram em contacto próximo com Li, sem ter detectado novos casos de H5N1.

As autoridades ordenaram também o abate de todas as aves de capoeira num raio de três quilómetros quadrados da exploração pecuária onde Li esteve em contacto com os animais contaminados.

Este último caso eleva para 23 o número de pessoas na China que contraíram o vírus H5N1 desde que este apareceu na Ásia em 2003, tendo morrido 14 doentes.

A gripe das aves fez já mais de 160 mortos em todo o mundo desde 2003.



Fonte: AgroNotícias

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.