Chefes de Veterinária dos Estados-Membros Debatem Coordenação
A Comissão Europeia organizou a primeira reunião dos responsáveis dos serviços de veterinária dos estados-membros para debater a melhoria de coordenação face à ameaça da gripe das aves.
No encontro, debateu-se o estabelecimento de uma rápida reacção sincronizada no caso de se detectar um foco da doença e a garantia de uma rápida erradicação do vírus das explorações agrícolas.
Os responsáveis de veterinária discutiram ainda a forma de oferecer a melhor preparação possível às pessoas que estão em contacto com aves.
Estratégia Internacional de Combate à Gripe das Aves Só Conseguiu 20M Dólares
A estratégia mundial de luta contra a gripe das aves ainda não recebeu a totalidade dos fundos de que necessita, apesar de importantes contribuições pela parte de alguns países.
São precisos cem milhões de dólares e contam-se apenas 20 milhões, até agora.
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação apelou, por isso, mais uma vez à comunidade internacional para que contribua para esta luta.
«É sensato armazenar reservas de medicamentos anti-virais para proteger os humanos de uma eventual pandemia provocada pela gripe das aves, mas não se pode subestimar a luta contra o vírus no seu ponto de origem», disse o chefe de Veterinária, Joseph Domenech.
«Contar com serviços veterinários eficazes a nível nacional é essencial para melhorar a detecção precoce da gripe das aves.
O intercâmbio rápido de amostras de vírus para sua análise requer recursos adicionais para responder de forma imediata aos surtos de gripe das aves», acrescentou o mesmo responsável.
A Estratégia Mundial para o Controlo Progressivo da Gripe das Alves Altamente Patogénica foi lançada em Maio de 2005.
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação aliou-se à Organização Mundial de Sanidade Animal e à Organização Mundial de Saúde nesta iniciativa.
Fonte: Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação e Confagri