Cento e quinze pessoas foram contaminadas pela bactéria Escherichia coli (E.coli), detectada em 32 escolas do País de Gales, no Reino Unido, anunciaram ontem as autoridades sanitárias.
Entre as vítimas está um rapaz de quatro anos, transportando de helicóptero para o hospital no fim-de-semana.
"Esta manhã, temos 115 casos e 32 escolas atingidas", informou ontem um porta-voz do serviço de Saúde Pública do País de Gales.
As autoridades sanitárias suspeitam que a contaminação tem origem em carne fornecida a várias escolas e estabelecimentos da região.
Por precaução, a actividade da empresa fornecedora foi suspensa pelas autoridades.
A bactéria Escherichia coli provoca vómitos, cólicas abdominais e diarreia e pode ser fatal, especialmente em organismos mais vulneráveis como os das crianças e idosos.
A estirpe mais perigosa de E.coli é fonte de grande preocupação no Reino Unido onde, segundo as autoridades, o número de casos triplicou na década de 1990 e, em 1997, ocorreram mais de mil infecções. Em 1996 e 1997 um surto ocorrido na Escócia matou 21 pessoas.
Apelidada de "bactéria do hambúrguer", a E.coli é transmitida por via alimentar, nomeadamente através da carne mal cozinhada, leite e queijos não pasteurizados e água. A E.coli pode ainda transmitir-se por contágio, provocando epidemias em hospitais, escolas e lares de idosos.
Fonte: Lusa