Comissário Markos Kyprianou diz que pandemia «É um exagero»
Para o comissário europeu da Protecção dos Consumidores, Markos Kyprianou, as ameaças de uma pandemia de gripe das aves que os meios de comunicação têm publicado é um exagero.
Segundo ele, não existem indícios de mutações do vírus, para que se possa transmitir entre humanos, pelo que as medidas tomadas pela Comissão são suficientes e, por seu turno, os Estados-Membros devem aplicá-las correctamente, melhorando a sua vigilância e tornando mais estritas as normas de restrição das importações.
Além disso, o comissário defende que é importante manter a calma e esperar pelos resultados do estudo sobre a possível transmissão do vírus através das aves selvagens.
Surto de Gripe das Aves Poderia Afectar 90% da População de Macau
Um surto de Gripe das Aves em Macau poderia afectar 90 por cento da população caso não fossem tomadas medidas preventivas pelos Serviços de Saúde, considerou o director daquele organismo governamental.
Falando aos jornalistas à margem de um workshop sobre a transfusão apropriada e segura de sangue, que decorre até sexta-feira em Macau com organização da organização Mundial de Saúde e dos Serviços de Saúde de Macau, Koi Kuok Ieng disse que Macau tem seguido as recomendações internacionais de prevenção da gripe das aves.
Cerca de 30 mil doses da vacina da gripe estão a ser ministradas aos grupos de risco - idosos, pessoal médico, crianças e doentes crónicos - numa acção preventiva que segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde, a qual nos últimos meses tem vindo a alertar o mundo para uma eventual pandemia da Gripe das Aves, em virtude de eventuais mutações do vírus.
Macau tem actualmente cerca de 470.000 habitantes e ao longo dos anos, apesar dos casos em territórios e países vizinhos de Gripe das Aves e até de pneumonia atípica, conseguiu escapar a qualquer surto de infecção deste género de doenças.
Fonte: Confagri