19 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Impactos de OGM persistem durante 2 Anos na vida selvagem
2005-10-04

O projecto Farm Scale Evaluations publicou os resultados de um estudo sobre a utilização de organismos geneticamente modificados (OGM) na agricultura britânica e suas consequências: os impactos na vida selvagem podem persistir ao longo de dois anos.

Umas variedades de OGM são menos benéficas que outras; por exemplo, a beterraba não conseguiu bons resultados, enquanto o milho transgénico até produziu efeitos positivos sobre os campos cultivados.

«O novo estudo confirma a nossa impressão do que aconteceria», disse o coordenador do projecto Les Firbank, do Centro de Ecologia e Hidrologia de Lancaster. «Esperávamos que as diferenças entre as culturas transgénicas persistissem», explicando que já haviam sido lançados resultados preliminares do estudo em 2003.

O projecto concentrou-se na monitorização do número e diversidade de ervas daninhas deixadas no solo, que servem de alimento a insectos e aves.

Concluiu-se que o milho OGM deixa mais ervas do que as variedades convencionais, mas, por exemplo, esse não é o caso da beterraba.



Fonte: Confagri

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt