19 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Gripe das Aves
2005-10-10
 

Dois mil perus morrem na Turquia no primeiro caso no país

Cerca de dois mil perus morreram devido à gripe das aves na província de Balikesir, no Noroeste da Turquia, sendo estes os primeiros casos detectados no país, anunciou sábado o governador adjunto da região.

Foi imposta uma quarentena a um aviário de perus situado numa via da região de Manyas, disse Halil Yavuz Kaya.

Segundo o mesmo responsável, os perus terão sido contaminados por aves migratórias, tratando-se de um incidente isolado.

Em Manyas, localiza-se uma reserva natural conhecida pela sua fauna variada e pelas inúmeras espécies de aves.

O vírus da gripe das aves H5N1 já provocou, na Ásia, a morte de milhões de aves e de cerca de 60 seres humanos.

Este vírus é considerado, desde finais de 2003, como um dos "melhores candidatos" ao surgimento de uma pandemia, caso se adapte aos humanos.

A Organização Mundial de Saúde teme que o vírus da gripe das aves sofra uma mutação e se transforme numa estirpe transmissível entre humanos, fazendo milhões de vítimas

Ministro da Agricultura Turco confirma gripe das aves

O ministro da Agricultura da Turquia confirmou sábado os primeiros casos de Gripe das Aves no país e as autoridades ordenaram a destruição de todas as aves e cães de rua na aldeia onde os casos foram detectados.

A polícia militar instalou barragens nos acessos à aldeia, próxima de Balikesir, na parte ocidental da Turquia, inspeccionando todos os veículos que entram ou saem da zona.

As aves pertenciam a um produtor de perus, que perdeu cerca de dois mil animais.

Todas as aves que não morreram da doença foram destruídas, como medida de precaução.

Os casos de Gripe das Aves foi confirmado pelo ministro da Agricultura, Mehdi Eker, que confirmou que as autoridades tinham já comunicado a situação à União Europeia e outras organizações e entidades internacionais.

Aves vivas e penas oriundas da Turquia proibidas de entrar na UE

As autoridades europeias anunciaram hoje que a União Europeia (UE) proibiu a importação de aves vivas e de penas da Turquia devido à ameaça da gripe das aves.

Os primeiros casos de gripe das aves na Turquia foram confirmados sábado pelo ministro da Agricultura daquele país.

Na Turquia, as autoridades ordenaram a destruição de todas as aves e cães de rua na aldeia onde os casos foram detectados.

Os casos de gripe das aves foram confirmados pelo ministro da Agricultura, Mehdi Eker, que confirmou que as autoridades tinham já comunicado a situação à União Europeia e outras organizações e entidades internacionais.

A União Europeia indicou ainda ter-se oferecido para enviar veterinários à Turquia para avaliarem a situação.

Alemanha apela a Turquia e Roménia para partilharem informação

A Alemanha apelou ontem à Roménia e à Turquia para que disponibilizem à União Europeia e especialistas internacionais todas as informações sobre o surto de gripe das aves que atinge estes países.

O ministro da Agricultura alemão também cedeu a ambos os países o uso de laboratórios do Instituto Friedrich Loeffler, no Norte da Alemanha, especializados em doenças de animais, para ajudar a estabelecer a causa exacta da morte de numerosas aves nos dois países.

"O nível de risco para a Europa e para a própria Alemanha é difícil de estabelecer", considerou o ministro Alexander Mueller.

O ministro afirmou que peritos germânicos estão preparados para o caso de o pior vir a acontecer, mas observou que o contacto de aves alemãs com aves migratórias é limitado nesta altura do ano.

Acrescentou que iria reforçar uma ordem para que todas as aves de capoeira sejam movidas para espaços interiores, ressalvando que estão preparados planos contra um surto da gripe, no caso de ser necessário.

"É da maior importância que sejam tomadas medidas de interdição de aves domésticas e produtos derivados das áreas afectadas, assim que houver confirmação da doença", disse, acrescentando que a Alemanha planeia cooperar em qualquer acção europeia contra a gripe aviaria.

Autoridades da Roménia anunciaram sexta-feira que muitas aves domésticas morreram de gripe das aves, o primeiro caso do vírus conhecido no país.

Testes em laboratórios da União Europeia estão a ser feitos no Reino Unido, para determinar se se trata do H5N1, estirpe do vírus que os peritos temem poder sofrer mutações que conduzam a uma gripe humana pandémica.

Alguns Estados germânicos já ordenaram aos criadores para manterem os animais em recintos fechados por dois meses, para evitar que sejam expostos ao contacto com aves migratórias, que podem espalhar a gripe das aves a partir da Rússia.

As autoridades turcas iniciaram ontem uma matança de aves domésticas em quintas do oeste do país como mediada de precaução, um dia depois do ministro da Agricultura ter confirmado o primeiro caso de gripe aviária em explorações no país.



Fonte: Confagri

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt