Mais de 330 crianças foram hospitalizadas sexta-feira e sábado, em consequência de uma intoxicação alimentar verificada na região Oeste daquela antiga república soviética.
Quatro das crianças, segundo responsáveis do Ministério da Saúde ucrâniano, estão em estado crítico.
As primeiras 299 crianças, de idades compreendidas entre os dois e os seis anos, adoeceram sexta-feira, provavelmente por causa de alimentos preparados em sete estabelecimentos de ensino pré-escolar na região de Khmelnitsky.
Trinta e três outras crianças foram hospitalizadas já hoje.
Uma responsável do Ministério da Saúde da Ucrânia, Tetiana Iourchenko, referiu que um inquérito preliminar demonstrou que todas aquelas crianças poderão ter sido contaminadas por uma bactéria presente em kéfir, uma bebida fabricada a partir de leite fermentado, muito popular no Centro e Leste europeu.
"O inquérito deverá estabelecer como é que esta bactéria estava presente naqueles produtos", afirmou também.
O Ministério da Defesa daquele país enviou para a região pessoal médico e abriu 60 camas em dois hospitais militares para apoiar a resolução desta crise.
No ano passado, más condições de higiene em algumas fábricas de lacticínios estiveram na origem de uma intoxicação alimentar de caracter epidémico que levou à hospitalização de mais de 800 crianças.
Fonte: ANIL