Aves e ovos devem ser cozinhados acima de 70 graus.
A carne de aves e os ovos devem ser cozinhados acima dos 70 graus, temperatura a partir da qual é destruído o vírus da gripe das aves, segundo uma recomendação da Autoridade Portuguesa de Segurança Alimentar.
Embora não haja evidências de que este vírus (do subtipo H5N1) se transmita por via alimentar, a APSA entende que deve ser seguido o princípio da precaução e indicou algumas regras para cozinhar aves de modo seguro.
Para verificar se a carne está devidamente cozinhada não devem existir partes com um tom rosado, nem sair suco com fragmentos avermelhados ou rosados.
Os ovos devem ser cozidos até que as claras e as gemas estejam duras.
As aves e ovos crus não devem estar em contacto directo com outros alimentos, como saladas, fruta ou refeições preparadas.
Os pratos, talheres ou outros utensílios que tenham estado em contacto com a carne de aves ou com ovos crus, devem ser lavados com água quente e detergente antes de serem reutilizados.
Análises na Roménia deram negativo
As análises feitas na Roménia à possível presença do vírus da gripe das aves deram todas resultados negativos, anunciou hoje uma porta-voz da Comissão Europeia, que não prevê novas medidas de embargo contra Bucareste.
"Por enquanto, todas as análises realizadas na Roménia continuam a ser negativas. Não há actualmente vírus da gripe das aves na Roménia", declarou uma porta-voz do comissário europeu para a Saúde e a Protecção dos Consumidores, Markos Kyprianou.
"Não prevemos propor medidas contra a Roménia, a menos que se confirme a presença de um vírus da gripe das aves muito patogénico", acrescentou.
Três Estados-membros da UE, a Grécia, a Hungria e a Polónia, anunciaram na segunda-feira a intenção de proibir a importação de aves de aviário da Roménia.
Bruxelas proibiu na segunda-feira a importação de aves vivas e penas provenientes da Turquia, depois da identificação do vírus da gripe das aves naquele país, e esperava hoje os resultados das análises para tomar decisões sobre a Roménia.
Peritos europeus tinham seguido na segunda-feira para a Roménia para ajudar a analisar o vírus.
"Todos os testes feitos na Roménia continuam a ser negativos em relação à gripe das aves. Todos os dias que passam reforçam a nossa convicção de que não há lá gripe das aves", insistiu a porta-voz.
Milhares de aves foram abatidas no país depois da suspeita de casos de gripe das aves entre os patos do delta do Danúbio.
Quanto à Turquia, são esperados sexta-feira resultados sobre a natureza precisa do vírus, a saber se é o H5N1 da gripe das aves, que provocou na Ásia a morte de milhões de aves e de seis dezenas de seres humanos desde finais de 2003.
No caso da presença de um vírus pouco patogénico, o embargo decidido na segunda-feira poderá ser eventualmente levantado, indicou.
Fonte: Confagri