19 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Febre Aftosa
2005-10-13

Brasil anuncia verba de emergência para combate à Febre Aftosa

O governo brasileiro anunciou ontem a liberação de uma verba de emergência para o combate a um foco de febre aftosa descoberto nesta semana na região centro-oeste do país.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, avançou que serão liberados 3,5 milhões de reais (1,3 milhões de euros) para o combate à doença no Estado do Mato Grosso do Sul.

O ministro reuniu-se quarta-feira com autoridades sanitárias na cidade de Eldorado, próximo da fronteira com o Paraguai, onde centenas de animais já foram abatidos desde a descoberta da doença.

Depois da divulgação do foco de febre aftosa no Brasil, cerca de 32 países já anunciaram a suspensão da importação de carne da região atingida pela doença.

Para além dos 25 países da União Europeia, Rússia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Israel e África do Sul também anunciaram a suspensão da importação do produto do Brasil.

Os produtores brasileiros de carne projectam uma redução de cerca de 60 por cento nas exportações de carne bovina para os países comunitários neste ano.

Uma missão técnica do Governo brasileiro embarcou hoje para Bruxelas, onde se reunirá nos próximos dias com o Comité de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da UE.

O objectivo do encontro é apresentar às autoridades europeias as medidas adoptadas pelo Governo brasileiro para combater a doença bovina.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de carne bovina, com um rebanho de cerca de 195 milhões, sendo 25 milhões (12,8 por cento) no Estado de Mato Grosso do Sul.

O Brasil exportou cerca de dois milhões de toneladas de carne bovina em 2004, num total de dois mil milhões de euros, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Especialistas da UE querem bloqueio de carne brasileira

O Comité Permanente da Cadeia Alimentar da União Europeia (UE) recomendou hoje a proibição da importação de carne de vaca oriunda de alguns Estados brasileiros devido ao surgimento de casos de febre aftosa.

Composto por especialistas dos vinte e cinco Estados-membros da UE, o Comité recomendou a proibição da importação de carne bovina de animais abatidos desde 30 de Setembro nos Estados brasileiros de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

A recomendação do Comité será aplicada assim que a Comissão Europeia a aprove, o que vai implicar o bloqueio de cerca de 60 por cento das exportações de carne brasileira para a UE.

A Comissão Europeia foi informada esta semana pela Organização Internacional de Epizootias a respeito do foco de febre aftosa ocorrido em Mato Grosso do Sul, perto da fronteira com o Paraná.

A confirmação dos casos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul lançou o alarme entre os criadores de gado daquele que é o maior exportador mundial de carne bovina.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que infecta bovinos, caprinos e suínos.



Fonte: Confagri

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.