Portugal proibe importação de carne de bovino brasileira.
A carne de bovinos abatidos depois de 30 de Setembro e proveniente do Brasil está proibida de entrar em Portugal devido a um foco de febre aftosa detectado no país, disse fonte do Ministério da Agricultura.
Esta interdição à importação de carne de bovino brasileira surge após o Comité Permanente da Cadeia Alimentar da União Europeia (UE) ter recomendado, quarta-feira, a proibição da importação de carne de vaca oriunda de alguns Estados brasileiros devido ao surgimento de casos de febre aftosa.
Desde o início da proibição não entrou em Portugal qualquer carne de bovino brasileira mas, caso tal se registe, será impedida de entrar, adiantou a mesma fonte do Ministério da Agricultura.
A febre aftosa, que não afecta o ser humano, é uma doença altamente contagiosa para animais como porcos, carneiros, vacas, cabras e ruminantes.
A doença pode propagar-se por via aérea, podendo mesmo ser transportada pelas rodas de um camião ou pelas solas dos sapatos de um turista.
Um comunicado do Ministério da Agricultura brasileiro indicou que a febre aftosa afectou 140 bovinos de uma propriedade em Mato Grosso do Sul e que medidas sanitárias de urgência foram já aplicadas, como o abate de 582 animais da mesma propriedade.
Em Fevereiro de 2001, a Grã-Bretanha foi afectada por surtos de febre aftosa que levaram a Comissão Europeia a proibir as exportações de gado, carne e produtos lácteos para os restantes Estados-membros.
Além do embargo, Portugal adoptou na altura outras medidas de precaução, como a inspecção de todos os passageiros provenientes do Reino Unido que entrassem no país por via aérea ou marítima.
Os passageiros eram obrigados a passar por uma zona esponjosa, com o objectivo de limparem os sapatos.
Foram ainda destruídos todos os materiais de origem animal vindos do Reino Unidos.
Fonte: Diário Digital