Reunião de urgência de chefes europeus
Os chefes da diplomacia europeia reúnem-se de emergência na próxima terça-feira, no Luxemburgo, para discutir a crise da gripe das aves. Na Roménia as análises que identificam o vírus presente no país vão ser conhecidas sábado. O Governo turco proibiu a caça às aves selvagens.
Uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia está prevista para a manhã de terça-feira, no Luxemburgo, onde deverá ser abordada a questão da gripe das aves e questões no âmbito do comércio mundial, indicou uma fonte diplomática.
A Comissão Europeia confirmou na quinta-feira a presença «às portas da Europa» do vírus H5N1 da gripe das aves, o mais perigoso, detectado na Turquia.
O governo turco decidiu hoje proibir a caça às aves selvagens no seu território, para evitar qualquer tipo de contacto humano com as aves migratórias, após a descoberta deste vírus no noroeste do país.
As autoridades sanitárias turcas colocaram sob observação médica nove pessoas de uma família por terem um pombal onde nas últimas duas semanas morreram 40 pombos, na aldeia de Turgutlu, perto da cidade de Manisa, nas costas do Egeu.
Para prevenir a criação de uma psicose no público, o chefe de Governo turco fez-se fotografar na noite passada enquanto comia uma salada de frango.
Entretanto os resultados sobre a identificação do vírus da gripe das aves, detectado na Roménia, para saber se é o H5N1, que causou a morte a 60 pessoas na Ásia desde 2003, só vão estar disponíveis no sábado, anunciou a Comissão Europeia.
O responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS) no sudeste asiático advertiu esta sexta-feira para a possibilidade de uma epidemia de gripe das aves.
«A possibilidade de uma epidemia existe e é um dos cenários com que a OMS trabalha. Quanto mais tempo levarmos a erradicar o vírus, maiores são as possibilidades de se produzir uma epidemia», disse Shigeru Omi numa conferência de imprensa em Manila, Filipinas, sede regional da organização.
Fonte: TSF