A justiça italiana ordenou hoje a retirada de 30 milhões de litros de leite para crianças do mercado nacional, considerado impróprio para consumo.
Fica visado por esta medida a quase totalidade do leite para crianças presente no mercado italiano, uma vez que o "leite está impróprio para consumo devido a uma substância produzida pelas embalagens", citando a justiça italiana.
Um comunicado da filial italiana da empresa em causa, datado de ontem, indica que a sociedade decidiu proceder à "retirada imediata de todos os produtos assinalados pelas autoridades" contendo vestígios de um produto, o ITX, utilizado na fabricação das embalagens.
Uma primeira retirada de produtos do mercado foi levada a cabo no dia 9 de Novembro, mas análises feitas posteriormente indicam que todos os produtos que têm como data de validade a indicação de Setembro de 2006 estão contaminadas e deverão ser retiradas imediatamente do mercado.
De acordo com especialistas italianos, ainda não é claro se a substância em causa é tóxica ou não, mas alterou, em definitivo, as propriedades do leite.
A operação de hoje desenvolve-se em supermercados, farmácias e armazéns de comércio grossista.
Os restantes produtos da empresa devidamente identificada, cuja data de validade seja posterior a Setembro de 2006 não apresentam riscos para os consumidores.
Fonte: Anilact