A Rússia vai restringir, a partir de segunda-feira, as importações de peixe norueguês, devido aos altos teores de chumbo e cádmio detectados, revelou hoje o Serviço Veterinário e Fitossanitário russo, em comunicado, alegando riscos sanitários.
Aquela autoridade sanitária russa afirma ter detectado nos salmões de quatro empresas piscícolas norueguesas "taxas de chumbo e de cádmio superiores às concentrações permitidas", pelo que decidiu suspender as importações de peixe e de produtos à base de peixe daquelas empresas.
O chefe dos Serviços de Controlo do Ministério russo da Agricultura, advertiu que a Rússia "não exclui que, após análises suplementares, venha a interditar as importações de toda a produção de peixe da Noruega", noticiou a agência noticiosa Interfax.
As relações entre a Rússia e a Noruega tornaram-se tensas, recentemente, após vários incidentes opondo guardas-costeiros noruegueses a pescadores russos nas águas do Mar de Barents, cuja soberania é reivindicada pela Noruega - soberania que a Rússia como a quase totalidade dos outros países, não lhe reconhece.
Fonte: Agroportal