Um grupo de cientistas britânicos desenvolveu um tipo de brócolos que pode aumentar a protecção contra o cancro, indica um estudo hoje publicado no Reino Unido.
Os investigadores, do Instituto de Investigação Alimentar, com sede em Norwich (leste de Inglaterra), criaram uma variedade a que chamam "super brócolos", caracterizada pelo seu elevado teor em sulforafano, um elemento químico que protege contra o cancro.
Segundo o professor Richard Mithen, chefe da investigação, a chave da descoberta está num gene, o GSTM1, que metade da população não possui: "Alguns indivíduos, que não têm este gene, têm menos protecção contra o cancro".
"O nosso estudo - acrescentou - sugere que a ausência deste gene impede que o corpo retenha suforafano, que o organismo expulsa em poucas horas".
Assim, "se consumir grandes quantidades de brócolos, ou uma variedade com níveis elevados de sulforafano como os nossos super brócolos, uma pessoa sem esse gene pode reter tanto suforafano no corpo como a que o tiver", explicou.
Os "super brócolos" contêm 3,4 vezes mais quantidade do composto químico que outras variedades da mesma planta.
Os cientistas esperam que este exemplar esteja completamente desenvolvido dentr0 de três anos e, entretanto, recomendam o consumo desta hortaliça.
"Comer grandes quantidades de brócolos proporciona benefícios adicionais, por ser uma fonte rica de vitaminas e minerais", salientou o professor.
Fonte: Confagri