Deram ontem entrada no Hospital Pediátrico e nos Hospitais da Universidade de Coimbra 15 crianças da Escola Alice Gouveia com sintomas de intoxicação alimentar.
Segundo Luís Januário, chefe de Urgência do Pediátrico (onde deram entrada 10 das crianças), ao início da noite apenas uma das crianças continuava sob observação. "Todos apresentavam os mesmos sintomas, isto é, dores abdominais, náuseas e vómitos", assegurando que não houve casos mais graves, nem sequer meninos desidratados.
O INEM confirmou que foram evacuadas 15 crianças a partir das 14.20 horas.
Inicialmente, somente um grupo da mesma turma é que se queixou, mas só depois de outros alunos de outras turmas terem apresentado os mesmos sintomas se percebeu que se estaria perante uma intoxicação alimentar.
A alimentação, embora concessionada a uma empresa, é confeccionada na cozinha da escola e tudo indica, como nos referiu João Gaspar, presidente do Conselho Executivo, que o problema poderá ter estado nos douradinhos que foram servidos ao almoço.
O delegado de Saúde, referiu João Gaspar, deverá ir hoje à escola recolher os elementos considerados necessários, mas tudo indica que o refeitório continuará a ser utilizado.
Fonte: JN