21 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Má qualidade da água
2006-01-13

Quercus acusa Arruda dos Vinhos e Sertã de não terem feito qualquer análise em 2004.

A associação ambientalista Quercus anunciou hoje o ranking nacional do controlo qualidade de água, elaborado com base num relatório oficial de 2004. Segundo o comunicado, Arruda dos Vinhos e Sertã não fizeram qualquer análise durante esse ano.

Os dois concelhos já admitiram as falhas.

Aos concelhos de Arruda dos Vinhos e Sertã juntam-se Alijó, Vieira do Minho e Montalegre, que deixaram em falta cerca de 90 por cento das análises em 2004.

O problema também foi detectado em conselhos de grande dimensão, como Leiria, Porto, Évora e Ponta Delgada, que falharam mais de 90 por cento das análises no mesmo ano.

O comunicado da Quercus identifica ainda os concelhos com pior qualidade da água. Nos cinco primeiros lugares estão Calheta, nos Açores, Nordeste, também nos Açores, Ribeira de Pena em Vila Real, Lajes das Flores nos Açores e Crato, em Portalegre.

Segundo a Quercus, 12 mil das análises efectuadas violaram os parâmetros legais, o que tem "implicações preocupantes para a saúde pública".

Por isso, a associação ambientalista exige que se apurem responsabilidades e que os municípios infractores sejam penalizados.

Na "lista de honra" da Quercus estão os concelhos de Barrancos, Belmonte, Bombarral, Esposende, Santiago do Cacém, Sines, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Vila Nova da Barquinha.

Os ambientalistas consideram que a informação sobre a qualidade da água deveria constar das facturas, o que "seria uma forma eficaz de aumentar a transparência em relação à qualidade do serviço prestado e ao preço cobrado".



Fonte: SIC Online

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt