Uma nova investigação com origem na Dinamarca demonstra que a ingestão de suplementos de cálcio não tem o mesmo efeito sobre a gordura corpórea do que o resultante do consumo de produtos lácteos.
O estudo, feito com adolescentes do sexo feminino, analisou se os produtos lácteos promovem a perda de peso e quais os mecanismos que estão por trás deste efeito.
Os resultados obtidos sugerem que os benefícios dos produtos lácteos não são devidos somente ao cálcio, como sugeriram pesquisas anteriores.
Os resultados da pesquisa foram publicados na edição de Janeiro do American Journal of Clinical Nutrition e mostraram que a maior ingestão de cálcio esteve associada a uma menor percentagem de gordura corpórea, mas a suplementação de cálcio não teve efeito no peso e na gordura corpórea após um ano de intervenção.
Os pesquisadores não propuseram um mecanismo, mas os resultados parecem não concordar com o envolvimento directo do cálcio, reduzindo os níveis da hormona paratireoideana, o que poderia aumentar a capacidade do corpo de “queimar” gordura.
Fonte: Anil