A China notificou sexta-feira oficialmente o Brasil da suspensão da importação de carne por causa dos focos de febre aftosa detectados em 2005, informou sexta-feira fonte oficial.
O Ministério da Agricultura do Brasil informou igualmente que o Governo do Peru anunciou a suspensão parcial da importação de carne brasileira.
A lista dos países que já suspenderam a importação de carne brasileira inclui os 25 da União Europeia, Rússia, Bolívia, Singapura, Egipto, Suíça, Indonésia, Moçambique, Namíbia, Noruega, Paraguai, Ucrânia, Uruguai, África do Sul, Argentina, Chile, Cuba e Israel.
O Ministério da Agricultura informou que alguns países suspenderam totalmente a compra de carne, enquanto outros só suspenderam a importação do produto da região atingida.
Os focos de febre aftosa foram detectados nos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, na região fronteiriça com o Paraguai, no mês de Outubro de 2005.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de carne bovina, com um rebanho de cerca de 195 milhões, sendo 25 milhões (12,8 por cento) no Estado de Mato Grosso do Sul.
O Brasil exportou 2,4 milhões de toneladas de carne em 2005, num total de 3,15 mil milhões de dólares, segundo informações do Ministério da Agricultura.
A febre aftosa, que não afecta o ser humano, é uma doença altamente contagiosa para animais como porcos, carneiros, vacas, cabras e ruminantes
Fonte: Confagri