Segundo um estudo realizado por uma investigadora da Universidade de Navarra, Patricia Pérez Matute, o tipo de gordura ingerida pode resultar no desenvolvimento ou na prevenção da obesidade.
De acordo com o estudo, os vários tipos de gorduras não afectam da mesma forma o organismo, nem todas fazem engordar da mesma forma os indivíduos que as ingerem.
Neste sentido, a investigação baseou-se no conhecimento de que a ingestão de gorduras saturadas, como as presentes em bolos e enchidos, para provocar o desenvolvimento da obesidade.
Pelo contrário, os ácidos gordos poliinsaturados da família dos Omega-3, como o pescado azul, o salmão e o atum, parecem prevenir e melhorar tanto a obesidade como a resistência insulínica.
Para o desenvolvimento do estudo, o primeiro objectivo foi determinar os efeitos de vários ácidos gordos da dieta sobre a produção de uma hormona (leptina) produzida por células gordas (adipócitos) e que está relacionada com o controlo do peso corporal.
Apesar dos resultados obtidos a investigadora adverte que antes de se incluir determinados ingredientes nos alimentos por se considerar que são benéficos para a saúde, deverão ser realizados vários estudos em humanos para eliminar as possibilidades de efeitos secundários, derivados da ingestão das referidas substâncias.
Fonte: Agrodigital