21 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Julgamento: Má gestão no caso " Vacas Loucas"
2006-01-31

No próximo dia 15 de Fevereiro começará no Tribunal da Primeira Instância da União Europeia (UE), no Luxamburgo o julgamento contra as instituições europeias pela “sua gestão Insuficiente” no caso das “vacas loucas” ou encefalopatia espongiforme bovina (BSE).

A acção foi interposta em 2001 por 608 criadores de bovinos, liderados pela Coordenação de Organizações de Agricultores e Criadores de Gado, na qual reclamam 19 milhões de Euros por danos e prejuízos causados pela referida má gestão.

Segundo os denunciantes, a UE não tomou as medidas necessárias para atacar a BSE, o que supostamente resultou num custo elevado para os criadores de gado, o que justifica a acção por existência de um acto ilícito (omissão de medidas), dano real (perdas) e relação de causa efeito ( a omissão causou as perdas).

Para além disso, recordam que a Comissão Europeia proíbiu o Reino Unido de exportar bovinos em 1996, mas em 1998 levantou esse veto, ano em que se verificou o aparecimento de novos casos de BSE em outros Estados Membros.



Fonte: Consuma Seguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.