21 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Água electrolisada como novo sistema para limpeza de equipamentos para ordenha
2006-02-10
 

Investigadores da Universidade da Pensilvania (EUA), desenvolveram um novo método para limpar e desinfectar o equipamento de ordenha, que utiliza pouco mais que água e sal.

O novo método é segundo alguns investigadores, mais barato que os sistemas convencionais à base de detergentes .

É ainda mais seguro, visto que os sistemas convencionais podem provocar queimaduras nos olhos e na pele.

O novo método baseia-se na limpeza do equipamento de ordenha através da utilização de água electrolisada, a qual se mostrou eficaz na desinfecção de produtos frescos e ovos.

A água electrolisada produz-se quando a corrente eléctrica circula entre dois eléctrodos submersos numa solução salina e separados por uma membrana, produzindo-se uma solução ácido-alcalina.

Para comparar este método com os detergentes convencionais, os investigadores introduziram leite com bactérias numa série de bombas, de modo a simular um sistema de ordenha de uma quinta.

Utilizaram ambos os sistemas de limpeza e comprovaram que num período de 7,5 a 10 minutos, a água electrolisada foi eficaz, eliminando a matéria orgânica existente nas bombas.



Fonte: Agrodigital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.