A Câmara de Santa Comba Dão anunciou hoje que os 150 frangos encontrados mortos há cerca de um mês num pinhal do concelho sofriam de coccidiose, um parasita intestinal comum nas aves.
Dadas as notícias relativas à propagação da gripe das aves, o aparecimento dos 150 frangos no pinhal situado entre as freguesias de S. Joaninho e Couto do Mosteiro, a 18 de Janeiro, levantou alguma preocupação, tendo a situação sido investigada pela GNR, autoridades sanitárias e serviços municipais.
Segundo a médica veterinária municipal, as amostras enviadas para o Laboratório de Veterinária de Viseu revelam que "a causa da morte está relacionada com a coccidiose, uma doença parasita intestinal comum nas aves, que as debilita e permite que outras patologias se instalem, a exemplo de doença de marek, que é uma virose muito contagiosa entre aves".
"Face a estes resultados não há motivos de preocupação em relação à saúde humana, mas sim de contaminação de outras explorações avícolas no concelho de Santa Comba Dão", alerta a médica veterinária.
As aves foram encontradas por um popular que avisou as autoridades e, depois de recolhidas as necessárias para análise, enviadas para o aterro sanitário do Planalto Beirão.
Fonte: Confagri