Mais controlo alimentar e fiscalização económica.Mirandela inaugurou no passado dia 9 um novo serviço público.
Trata-se da delegação de Trás-os-Montes da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, um organismo do Ministério da Economia e Inovação que reúne em si uma série de outros serviços que visam actuar na área do controlo alimentar e na fiscalização das actividades económicas.
A concentração de serviços foi considerada necessária para “aumentar a confiança dos consumidores”, uma vez que as cerca de “quatro dezenas” de organismos públicos que até ao ano passado existiam para o efeito, na sua maioria dependentes do Ministério da Agricultura, “geravam falta de comunicação e perturbavam o trabalho”.
“O que nós juntámos foi a área não alimentar com a área alimentar.
Existe uma boa eficácia ao nível da Inspecção-geral das Actividades Económicas, que era um organismo que já tinha experiência, mas não fiscalizava a área alimentar.
Nós quisemos juntar tudo e com esta fusão procuramos dar eficácia ao sistema”, afirmou o secretário de Estado do Comércio Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, à comunicação social.
A equipa daquele organismo, que irá servir quatro distritos, nomeadamente Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu, fará o controlo dos riscos da cadeia alimentar e a fiscalização das actividades económicas desde a produção, passando pelos estabelecimentos industriais e comerciais.
A tutela está também a preparar a abertura de delegações em Lisboa, Porto, Braga, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Évora e Faro.
Fonte: Semanário Transmontano