Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) analisam hoje em Bruxelas a situação da gripe das aves, que já atingiu sete países comunitários, onde o número de animais infectados aumenta diariamente.
O H5N1, a estirpe altamente patogénica da gripe das aves, já atingiu aves selvagens na Itália, Grécia, Alemanha, Áustria, França, Eslovénia e Hungria, aguardando-se o resultado das análises a um pato encontrado morto domingo no lago de Mendillorri, em Pamplona, Espanha.
Os Estados-membros demonstram, no entanto, algumas divisões na forma de fazer frente à doença, com a França e Holanda a defenderem a vacinação das aves domésticas (galinhas, patos, perus), medida que a Comissão Europeia duvida da eficácia, uma vez que, com pouco controlo, pode proporcionar a propagação da doença e dificultar a detecção da mesma entre as aves vacinadas.
Outros países, como a Espanha, Itália, Grécia e França estão preocupados com a perda de rendimentos devido à baixa do consumo de aves, e vão solicitar a ajuda de Bruxelas, que já afirmou não estar prevista para estes casos.
Portugal, que registou 30 por cento de quebra nas vendas na semana passada, não pretende pedir qualquer apoio, optando por congelar as aves excedentes.
A posição de Lisboa é coincidente com a estratégia delineada pela UE, que inclui o abate obrigatório de todas as aves domésticas caso seja detectado um caso numa exploração, onde será fixada uma zona de protecção (de três quilómetros) e outra de vigilância (num raio de 10 quilómetros), sendo proibida a saída das aves e restringido o comércio de carne e de outros produtos avícolas, como os ovos.
Bruxelas prevê ainda a criação de uma zona «tampão» para isolar os casos, que se pode aplicar à região onde se insere a exploração atingida, onde serão igualmente aplicadas restrições.
Os especialistas comunitários temem um agravamento da situação da doença nas próximas semanas, altura em que começam os movimentos migratórios das aves selvagens, que se acredita serem as responsáveis pela propagação do H5N1.
Fonte: Diário Digital