O sector europeu da criação animal apresentou ontem um código de boas práticas para selecção e reprodução de gado, cujo objectivo é melhorar os níveis de bem-estar e saúde das crias e garantir uma melhor qualidade dos produtos e segurança alimentar.
Para promover a sua adopção, será atribuído um certificado de conformidade às empresas que o apliquem.
O código estabelece critérios comuns para a gestão das explorações europeias que os empresários do sector deveriam aplicar desde agora até a 2007, data em que se procederia a uma revisão dos critérios para o período seguinte.
A adopção deste conjunto de boas práticas por parte das empresas de criação animal permitirá, segundo o Executivo Comunitário, que a gestão e as actividades dos criadores sejam transparentes ao público e de acordo com os princípios que o texto estabelece em matéria de segurança, qualidade, diversidade de produtos, saúde pública, protecção do meio ambiente e bem-estar animal.
Entre outras coisas o código recomenda aos criadores aplicar as últimas tecnologias no âmbito da genética e da reprodução, tendo em consideração as exigências éticas e de aceitação social destas tecnologias.
Fonte: consumaseguridad