21 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Teste determina a presença do vírus da gripe aviária nos alimentos
2006-03-07

Uma empresa americana pretende lançar kits que permitem testar a presença do vírus das aves em humanos e animais em duas horas

Estes kits estão a ser desenvolvidos como resposta à propagação do vírus da gripe das aves que se tem vindo a verificar na Europa.

Um sistema que detectasse rapidamente a presença do vírus em aves para consumo possibilitaria aos produtores de aves combater o receio dos consumidores relativamente à carne de aves.

Os testes existentes actualmente para este efeito demoram dias a obter resultados.

Muitos dos países europeus tem tido a necessidade de enviar amostras para um laboratório em Inglaterra quando têm necessidade de  proceder a testes.

A referida empresa, declarou ter desenvolvido um kit de detecção da presença do subtipo H5 da gripe aviária, incluíndo o H5N1, em amostras humanas e de animais, em menos de duas horas.

O kit encontra-se agora em período de teste e a ser optimizado para uma maior sensibilidade a amostras do subtipo H5N1.

A empresa planeia lançar os testes durante o ano de 2006.

Este kit incluí também protocolos de sequências standard de genoma, informação actualizada da sequência genética do vírus e acesso a uma base de dados global sobre a gripe das aves.

A empresa acrescentou ainda que está a desenvolver protocolos e kits de sequências de DNA de gripe aviar para serem distribuídos em Março de 2006, através da rede da Organização Mundial de Saúde.

Estes sistemas de sequência de genoma viral são capazes de sequenciar e analisar o genoma inteiro do vírus da gripe aviar, incluíndo o perigoso subtipo H5N1.

 



Fonte: foodqualitynews

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.