Uma empresa britânica lançou no mercado um novo método de esterilização de produtos alimentares contidos em latas, embalagens flexíveis ou garrafas que permite baixar o tempo de esterilização de 45 para 10 minutos.
A empresa espera que a nova tecnologia passe a ser o novo método standard para o tratamento de produtos enlatados.
Segundo o Director da empresa este método permitirá obter produtos alimentares com melhor cor, sabor e textura.
Actualmente existem empresas nos EUA, na Alemanha e em França que já estão a fabricar o equipamento, esperando-se que sejam lançados os primeiros nos meses de Julho e Agosto.
A referida empresa britânica, salienta ainda que o tempo de cozedura dos alimentos pode baixar 95% para alimentos enlatados, 90% para alimentos em embalagens flexíveis e 80% para produtos em embalagens de vidro.
O novo método tem sido testado numa vasta gama de produtos alimentares, incluindo comida para bebé, molhos, vegetais, frutas e produtos à base de leite.
O processo baseia-se na agitação rápida de alimentos embalados em latas ou noutros tipo de embalagens numa autoclave, especialmente construída para esse efeito, usada durante a esterilização.
Esta autoclave é um equipamento pressurizado que permite o aquecimento de soluções aquosas a temperaturas acima do ponto de ebulição da água, permitindo assim a esterilização dos produtos embalados.
O processo de aquecimento demora normalmente uma hora.
As indústrias alimentares incorporarm normalmente processos de rotação para aumentar a penetração do calor nos produtos, com o objectivo de reduzir o tempo do processo.
No entanto, um elevado tempo de aquecimento pode conduzir à cozedura em excesso dos alimentos, resultando na redução da qualidade dos produtos.
A nova tecnologia de esterilização pode não só reduzir drasticamente o processo de produção como levar à produção de produtos mais frescos.
FoodProductionDaily