21 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Governo detecta várias empresas alimentares infractoras
2006-03-13

A Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE), tutelada pelo Ministério da Economia, anunciou que detectou no passado dia 10 de Março, infracções em doze empresas de prestação de refeições e banquetes da zona da Grande Lisboa, uma das quais foi encerrada.

Uma nota do Ministério da Economia adianta ainda que foram apreendidos em sete estabelecimentos géneros alimentícios como carnes, mariscos, pão, bacalhau, garrafas de azeite, vinhos e aguardente.

As infracções foram detectadas durante uma operação de fiscalização, apelidada de «Operação Baco», efectuada a «13 operadores que prestam serviços de fornecimento de refeições e banquetes».

Segundo a nota informativa do Ministério, uma das infracções levou mesmo ao encerramento do estabelecimento por falta de licenciamento, mas houve igualmente infracções por falta de asseio e higiene (quatro), falta de rotulagem (uma), falta de requisitos (quatro) e outra devido à existência de embalagens inadequadas ao azeite para tempero de prato.

«Para além dos exames efectuados no terreno por técnicos periciais, diversos produtos irão ser submetidos a análises nos laboratórios da ASAE», lê-se no comunicado.

Dentro dos possíveis produtos a serem analisados em laboratório existe vinho que a ASAE suspeita tratar-se de um «produto avariado», o que constitui crime e poderá levar à detenção do autor.

«A operação envolveu 25 brigadas das Direcções Regionais de Lisboa e Vale do Tejo, do Norte, do Centro e do Algarve, apoiadas por outras quatro brigadas da Unidade Central de Investigação e Fiscalização (UCIF) e cinco brigadas técnico-periciais, num total de 70 elementos da ASAE», conclui.



Fonte: Diário Digital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt