22 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Programa QualimAçores – Segurança e Qualidade na Manipulação de Alimentos
2006-03-21

O programa QualimAçores – Segurança e Qualidade na Manipulação dos Alimentos, destina-se aos associados da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH).

Tem como objectivo apoiar os seus associados no desenvolvimento e aplicação de sistemas de segurança dos alimentos por forma a darem cumprimento ao disposto na legislação, desde 1998, e incentivar outras melhorias da qualidade dos produtos e dos serviços das empresas.

O presidente da CCAH destacou ontem que, para além da “enorme importância” que a implementação do Sistema de Segurança Alimentar tem para a segurança do consumidor, esta iniciativa, quando tomada por parte das empresas do sector, poderá “atrair a confiança dos consumidores e assim alargar o seu mercado”.

Sandro Paim reforçou que “um dos aspectos que todo o turista procura conhecer é a gastronomia das regiões que visita”.

“É fundamental que, quando o turista escolhe os pratos da nossa gastronomia, o faça com total confiança porque acredita que quem o serve sabe o que está a fazer e a par de toda a sua arte culinária assegurou certamente a salubridade dos produtos que serve” – concretizou o raciocínio. 

Modalidades de intervenção

 O programa QUALIMA foi criado pelas Câmaras de Comércio e Indústria - CCI da Região, com o apoio da Secretaria Regional de Economia, através do FRAE (Fundo Regional de Apoio às Actividades Económicas), tendo como objectivo apoiar os seus associados no desenvolvimento e aplicação de sistemas de segurança dos alimentos, por forma a darem cumprimento ao disposto na legislação em vigor e também para incentivar outras melhorias da qualidade, dos produtos e dos serviços das empresas.

Tendo em conta que a legislação que determina a implementação de sistemas de autocontrolo para segurança sanitária dos alimentos, já tem sete anos, é natural que algumas empresas já tenham os seus sistemas implementados e outras estejam em fase de implementação, quer com recurso aos seus próprios técnicos ou com a participação de empresas de consultoria, o programa QUALIMA foi concebido para poder prestar diferentes tipos de apoio, por forma a adaptar-se às necessidades e conveniências dos associados.

Neste contexto, foram estabelecidos as seguintes modalidades de intervenção: assessoria à implementação dos procedimentos de controlo exigidos no art. 5º do Regulamento 852/2004, ou seja o desenvolvimento e aplicação de processos de controlo baseados na aplicação do método HACCP, realização de auditorias de avaliação de sistemas de segurança dos alimentos, já implementados ou em fase terminal de implementação, bem como de acções de formação programadas especificamente para cada empresa ou para trabalhadores de várias empresas e sobre temas solicitados pelos associados, ou identificados como necessários.

Há espaço, ainda, para o estabelecimento de programas específicos de análises laboratoriais para validação de procedimentos ou de sistemas de segurança dos alimentos com recolha de amostras para análise, acompanhamento da evolução dos sistemas já em rotina, através de visitas periódicas e desenvolvimento de pareces técnicos às candidaturas a projectos de investimento - SIDET.

A duração estimada para a implementação do sistema até ao seu funcionamento normal com sensibilização e envolvimento de todo o pessoal, poderá variar entre oito meses e um ano, com uma frequência de visitas quinzenal e uma recolha de amostras mensal.

Contudo a empresa pode optar por uma frequência semanal se pretender uma evolução mais rápida ou com mais acompanhamento.

Serão realizadas mensalmente análises microbiológicas de um produto e duas zaragatoas para avaliação dos níveis de higiene, restaurantes e estabelecimentos comerciais de pequena dimensão e de dois produtos e duas zaragatoas nos estabelecimentos industriais de produtos de origem animal.

As empresas integradas nesta modalidade receberão um autocolante para afixarem no seu estabelecimento, com a seguinte menção: “ Estabelecimento integrado no programa QualimAçores – Segurança e Qualidade na Manipulação de Alimentos

 

 



Fonte: Jornal A União

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.