02 de Maio de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Deco Proteste alerta para prejuízos ambientais das encomendas online
2021-01-28
Qualfood

Desde o início da pandemia de Covid-19, com os sucessivos períodos de confinamento domiciliário, que a população começou a optar por fazer encomendas online. Quer seja em compras alimentares ou de outros bens materiais, esta ação começou a ganhar cada vez mais adeptos.

A DECO Proteste vem agora alertar o facto das compras online contribuirem para a poluição, tanto a nível de emissões como principalmente, a nível de embalagens dos produtos.

A Organização decidiu fazer um estudo e encomendar 25 produtos online, 13 pen USB e 12 frigideiras, em 18 loja diferentes do mercado. Foi feita posteriormente uma avaliação relativamente ao peso, ao volume e aos materiais das embalagens.

“Em geral, não estavam adaptadas às medidas e ao formato do produto e incluíam muitos materiais complementares desnecessários. As melhores soluções foram apenas aceitáveis e metade foi considerada má”, explicam na publicação. Em muitos casos, o problema assenta no fator do tamanho da embalagem ser muito superior ao do próprio produto encomendado, e na grande quantidade de plásticos de enchimento e materiais desnecessários para embalar a encomenda, que na sua maioria não são recicláveis.

A associação reúne assim diferentes sugestões para cumprir na hora de fazer compras online:

- Compre produtos que não estejam disponíveis a nível local;

- Opte por comprar apenas o que é estritamente necessário;

- Agrupe os produtos na mesma plataforma, de maneira a evitar encomendas de diferentes lojas;

- Cumpra o prazo de entrega normal, e utilize o “urgente” apenas se for realmente necessário;

- Garanta que alguém pode receber a encomenda no dia previsto da entrega, evitando assim novas deslocações.

Fonte: Greensavers

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt