A combinação de tratamentos de desinfeção e de reabastecimento de água pode ajudar a manter a qualidade microbiológica da água utilizada no processamento de frutas, legumes e ervas frescas e congeladas. Esta é a principal conclusão de uma análise efetuada por peritos da EFSA, que resultou em várias recomendações e no desenvolvimento de uma nova ferramenta online.
Nos últimos anos, agentes patogénicos como a Listeria monocytogenes e a STEC causaram grandes surtos na União Europeia, relacionados com o consumo de frutas, legumes e ervas frescas e congeladas. A qualidade da água e a sua utilização industrial são uma preocupação crescente a nível mundial, não só porque a má qualidade da água pode introduzir microrganismos nocivos nos produtos alimentares, mas devido também às alterações climáticas e à redução prevista da disponibilidade de água.
Os peritos da EFSA analisaram a qualidade microbiológica e físico-química da água utilizada no processamento de frutas, legumes e ervas aromáticas em ambientes industriais. Elaboraram também um conjunto de planos de gestão da água de processamento e uma ferramenta online, que podem ajudar a indústria a melhorar os seus sistemas de gestão da água.
Água de processamento adequada à finalidade
Na sua análise, os peritos da EFSA seguiram o conceito de “água adequada à sua finalidade”, desenvolvido pela FAO e pela OMS. Esta abordagem exige que sejam considerados diferentes aspetos ao decidir sobre o melhor plano de gestão da água, tais como a avaliação da fonte de água e os potenciais perigos relacionados com a mesma, as opções de desinfeção e a utilização final do produto alimentar (por exemplo, se for consumido cru).
As recomendações são apresentadas em três pareceres científicos - um sobre frutos, legumes e ervas aromáticas frescos e inteiros, outro sobre produtos frescos cortados e o terceiro sobre produtos congelados.
As publicações de hoje vêm no seguimento de um trabalho anterior da EFSA, em 2023, no qual delineou a base teórica para um plano de gestão das águas de processo, utilizando conhecimentos de estudos anteriores, dados sobre surtos e respostas da indústria a um questionário.
Uma nova aplicação - WaterManage4You
A EFSA também desenvolveu o WaterManage4You, uma ferramenta online gratuita que ajudará a prever a transferência e a acumulação de bactérias na água de processamento em cenários industriais. A aplicação é altamente relevante para os operadores de empresas do setor alimentar, cientistas e autoridades que trabalham neste domínio.
A ferramenta funciona com dados predefinidos ou personalizados, utilizando um modelo matemático único, descrito num parecer científico, para simular vários cenários e prever o impacto de diferentes estratégias de desinfeção e reabastecimento de água. Para tal, a aplicação considera parâmetros como o volume e o reabastecimento de água, a concentração de cloro desinfetante, o volume total do produto a ser lavado e a contagem total de bactérias.
Fonte: EFSA