A tendência da saúde intestinal continua a impulsionar a inovação e o desenvolvimento de novos produtos no setor alimentar e de bebidas.
A saúde intestinal é uma das maiores tendências na alimentação e nas bebidas. Vamos analisar os produtos que promovem a saúde digestiva e que estão preparados para dominar as vendas este ano.
Esta tendência continua a liderar o setor alimentar e de bebidas, impulsionando a inovação, incentivando o desenvolvimento de novos produtos e aumentando as vendas.
E o seu sucesso é evidente: o mercado global de produtos para a saúde digestiva está atualmente avaliado em impressionantes 51,62 mil milhões de dólares, com um crescimento anual composto (CAGR) projetado de 8,3%, segundo a Grand View Research.
Então, qual será o próximo passo para este gigante da saúde e bem-estar? E que produtos irão liderar o mercado?
Os quatro Ks da saúde intestinal: kimchi, kefir, kombucha e chucrute
Os quatro Ks da saúde intestinal – kimchi, kefir, kombucha e chucrute (sauerkraut) – continuam extremamente populares, com a procura forte dos consumidores.
Marcas focadas na saúde intestinal, estão a prosperar, expandiram as suas gamas de produtos para atender à crescente procura.
Mas isso não significa que seja tarde demais para investir num ou em todos os quatro Ks. Pelo contrário, o crescente interesse dos consumidores nestes produtos torna este o momento ideal para os fabricantes entrarem neste mercado.
Taxa de crescimento dos quatro Ks
Kefir: Valor global atual de 1,26 mil milhões de dólares | Crescimento CAGR de 5,0% (Grand View Research)
Kimchi: Valor global atual de 4,9 mil milhões de dólares | Crescimento CAGR de 4,9% (Grand View Research)
Kombucha: Valor global atual de 2,64 mil milhões de dólares | Crescimento CAGR de 15,6% (Grand View Research)
Chucrute: Valor global atual de 10,5 mil milhões de dólares | Crescimento CAGR de 5,3% (Market.us)
Fortificação
Outro grande motor de crescimento na área da saúde intestinal é a fortificação.
A fortificação de produtos existentes para os transformar em alimentos e bebidas funcionais tornou-se extremamente popular entre os fabricantes. A crescente procura dos consumidores levou a um mercado global avaliado em mais de 281 mil milhões de dólares, segundo a Statista.
Além disso, qualquer produto que contenha ingredientes benéficos para a saúde intestinal, como curcuma e canela, está a ter grande sucesso.
“Curcuma, gengibre, canela, hortelã-pimenta, raiz de alcaçuz e orégãos são seis especiarias com potentes efeitos anti-inflamatórios que apoiam a saúde intestinal ideal”, afirma Adam Meyer, nutricionista da Eating Well.
Doces e chocolates
Doces e chocolates com benefícios para a saúde intestinal são uma novidade no mercado. Mas, agora que chegaram, estão a conquistar os consumidores e a procura está em crescimento.
Desde os ursinhos de goma ricos em fibras, o setor da confeitaria está a aderir à tendência da saúde intestinal.
Os produtores de chocolate também estão a entrar neste segmento, ex..Chocolate Belga com Culturas Vivas.
Além disso, as vendas de chocolate negro deverão continuar a crescer, pois o produto ganhou uma forte reputação pelos seus benefícios para a saúde intestinal.
“O chocolate negro com pelo menos 70% de cacau contém muitos nutrientes essenciais”, afirma o professor Tim Spector, cofundador da ZOE. “É rico em ferro, magnésio, cobre e manganês. Também contém cálcio, potássio e zinco, além de vestígios de vitaminas A, B, E e K. Uma barra média de 100 gramas de chocolate negro tem cerca de 11 gramas de fibra, o que é benéfico para a saúde intestinal.”
Graças a essas associações positivas, o mercado global de chocolate negro atingiu um valor de 63,4 mil milhões de dólares, com uma taxa de crescimento projetada de 3,8% ao ano (Grand View Research).
Um desenvolvimento interessante é a entrada de marcas de suplementos no setor da confeitaria, contendo 3 mil milhões de bactérias vivas por bola.
Snacks
Mas não são apenas os doces que impulsionam a tendência da saúde intestinal. Os snacks também estão a ganhar destaque, com o lançamento de barras de cereais, bolachas e até batatas fritas com benefícios para o intestino.
Já existe no mercado batatas fritas sabor a bacon fumado, formuladas para apoiar a saúde intestinal.
“Carregadas de fibra amiga do intestino para manter o bem-estar digestivo – é comida para um bom humor”, afirma um porta-voz da marca britânica.
A Dieta Mediterrânica
Um estudo recente demonstrou os benefícios da Dieta Mediterrânica para a saúde intestinal, aumentando ainda mais o seu prestígio e colocando os seus principais componentes no topo das listas de compras dos consumidores.
Em particular, azeite, frutas e vegetais, proteínas magras como frango e peixe, e alimentos ricos em fibra como feijão e leguminosas estão a ver um aumento nas vendas.
“Sabemos que a Dieta Mediterrânica tem um teor de fibra mais elevado do que as dietas ocidentais típicas”, afirma um porta-voz da Guts UK. “A fibra beneficia o microbioma intestinal ao aumentar a quantidade de espécies benéficas que vivem no nosso intestino (como lactobacilos e bifidobactérias). Simplificando, a fibra ‘alimenta’ os microrganismos do intestino.”
Fonte: Foodnavigator