O presunto ibérico é um ‘superalimento’ para os atletas devido ao seu perfil nutricional único, cujo consumo tem sido associado à redução da inflamação muscular, à aceleração da regeneração pós-treino e ao aumento da massa muscular magra.
O presunto é um produto com proteínas de alta qualidade que são fundamentais para a reparação e construção de tecidos.
Os médicos salientaram que as gorduras monoinsaturadas e o ácido oleico presentes no presunto contribuem para um perfil lipídico “mais saudável” – reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. A riqueza em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12) faz do presunto ibérico um aliado para o sistema nervoso e para o metabolismo. O seu conteúdo em minerais, como o ferro, ajuda a combater a anemia, enquanto o zinco e o potássio, também presentes no mesmo, reforçam o sistema imunitário e melhoram a função muscular.
Os cientistas destacaram ainda a presença de aminoácidos essenciais como a leucina, a isoleucina e a valina, que promovem a síntese de massa muscular e previnem o catabolismo, a glutamina e triptofano; e a arginina, que potencia a vasodilatação e melhora a resistência cardiovascular. Além disso, os três primeiros – aleucina, a isoleucina e a valina – contribuem para o bem-estar mental e concentração durante o treino.
Leia mais no artigo aqui.
Fonte: aeiou.pt