05 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Ligar dieta e saúde: o esforço da Europa para reduzir doenças cardiovasculares e obesidade
2025-10-20

De óculos de contagem de calorias a videogames de alimentação saudável para crianças, investigadores financiados pela UE desenvolvem novas abordagens em apoio a estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis.

Um dos maiores desafios no estudo do impacto da dieta nas doenças é entender o que as pessoas realmente comem. Diários alimentares e pesquisas ainda são as ferramentas padrão, mas muitas vezes falham, pois as pessoas esquecem, avaliam mal as porções ou minimizam escolhas menos saudáveis.

Para resolver esse problema, investigadores financiados pela UE estão a testar algo novo: uma câmara vestível discreta, emparelhada com IA. O sistema pode detectar automaticamente os tipos de alimentos e estimar o tamanho das porções em tempo real, oferecendo uma imagem mais nítida e confiável dos hábitos alimentares diários.

Imagine uma rotina matinal. Você abre o frigorífico para preparar o pequeno almoço. Uma pequena câmara presa aos seus óculos registra silenciosamente o que entra no seu prato. Não há suposições nem chances de esconder nada.

A observar o que come

A tecnologia está a ser testada no CoDiet, uma colaboração de quatro anos financiada pela UE,  até ao fim de 2026.

A colaboração reúne 17 instituições de oito países da UE e países associados, como o Reino Unido, para explorar como a dieta contribui para doenças não transmissíveis, como diabetes, obesidade e problemas cardíacos.

Cerca de 200 voluntários em toda a Europa usaram as câmaras diariamente sob a supervisão do Dr. Aygul Dagbasi, nutricionista e investigador pós-doutorado no Imperial College London, no Reino Unido.

“As pessoas ficaram motivadas a participar porque isso lhes deu uma compreensão mais profunda de sua dieta e seu impacto em sua saúde”, disse Dagbasi.

A principal vantagem é a objetividade. "Quando perguntamos aos pacientes o que eles comem, a resposta que recebemos é apenas a percepção deles", explicou ela. "Se não soubermos o que as pessoas realmente comem, nossas descobertas e orientações serão imprecisas."

Leia o artigo completo aqui.

Fonte:Horizon
 

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt