A Comissão Europeia lançou uma nova estratégia para duplicar até 2040 o número de jovens agricultores na União Europeia (UE), definindo um plano de ação para apoiar e atrair novas gerações para o setor agrícola.
De acordo com o comunicado de imprensa, a “Estratégia para a Renovação Geracional na Agricultura” traça um roteiro com medidas concretas para reforçar o acesso dos jovens à terra, ao financiamento e à formação, com o objetivo de que, dentro de 15 anos, os jovens e novos agricultores representem cerca de 24% do total de produtores europeus.
A Comissão recomendará que os Estados-Membros, sobretudo os que apresentam maior atraso, destinem pelo menos 6% das suas despesas agrícolas a medidas de renovação geracional, podendo reforçar esse valor com recursos adicionais.
A estratégia prevê que, até 2028, os Estados-Membros elaborem estratégias nacionais para a renovação geracional na agricultura, identificando os principais obstáculos e definindo medidas de apoio específicas com base nas recomendações da Comissão
A nota de imprensa também refere que estes planos deverão ser acompanhados por relatórios periódicos sobre os progressos alcançados, garantindo, em conjunto, um setor agrícola mais sustentável, resiliente e atrativo para o futuro.
Execução da estratégia: Próximos passos para a renovação geracional
A estratégia pretende apoiar e capacitar a próxima geração de agricultores da União Europeia, reconhecendo que os jovens enfrentam desafios próprios que exigem respostas direcionadas em todos os níveis de governação — europeu, nacional e regional — e em todas as áreas de política.
Para concretizar estes objetivos, a estratégia define cinco alavancas de ação principais: acesso à terra, financiamento, desenvolvimento de competências, melhoria das condições de vida nas zonas rurais e apoio à sucessão agrícola.
Saiba mais.
Fonte: Vida Rural