04 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Projeto moçambicano que transforma cascas de milho em loiça biodegradável vence prémio
2025-10-29

O projeto da ‘startup’ moçambicana Agriview, de transformar cascas de milho em loiça biodegradável, venceu o Prémio África de Inovação em Engenharia, atribuído pela Royal Academy of Engineering de Londres, colocando Moçambique “no mapa da inovação sustentável global”.

“O prémio atribuído valida o propósito de transformar um mau hábito num gesto positivo para o ambiente, onde cada prato biodegradável dá origem a uma árvore e contribui para remover até 25 quilogramas de dióxido de carbono da atmosfera, por ano”, disse Joaquim Rebelo, cofundador da empresa, citado num comunicado da Agriview.

O projeto, concebido pelos moçambicanos Rui Bauhofer e Joaquim Rebelo, propõe-se a substituir o plástico descartável por loiça feita de resíduos agrícolas, num processo que permite que as peças, após o uso, se decomponham e libertem sementes capazes de germinar, criando novas plantas.

De acordo com a mesma informação, a Agriview arrecadou o prémio “One to Watch” do Africa Prize, a maior distinção do continente dedicada à engenharia, reconhecendo soluções inovadoras e escaláveis para desafios ambientais e sociais, após uma disputa que envolveu 30 países africanos.

Saber mais.

 

Fonte: Agroportal

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt